sábado, 23 de agosto de 2008

HISTÓRICO DE TERRA NOVA DO NORTE A ESCOLA MUNICIPAL VISTA ALEGRE

Terra Nova do Norte vem da migração de sem-terras da região gaúcha de Nonoai, Planalto, Tenente Portela, Miraguaí e Guarita.
Expulsos das terras indígenas Kaingang, os posseiros foram atendidos pelo Estado de Rio Grande do Sul, juntamente com o governo federal, em 1978. A solução encontrada foi levar os desabrigados para a região do futuro município de Terra Nova do Norte, em Mato Grosso.
O trabalho de abertura prévia da região, preparação das infra-estruturas e transporte nos primeiros dias foi confiado à Cooperativa Agrária de Canarana, com sede em Canarana.
Foram destinados 435 mil hectares de terras para os assentamentos. A Coopercana abriu 1.062 lotes em 9 agrovilas.
O pastor luterano Norberto Schwantes utilizou de um eficiente serviço de orientação aos colonos, dispondo de equipe técnica em agropecuária.
Mas a privacidade do lugar de abertura e o clima ainda estranho dificultaram os primeiros dias de imigração, tumultuada pela pressa do socorro. A Br163, única via de acesso, se encontrava então em fase de abertura.
O núcleo central de novidade dos assentamentos tomou a denominação de “Terra Nova”, para mostrar o ambiente de novidade dos assentamentos: a região amazônica. Era uma descoberta que se processava. O termo “Norte” servia para distinguir a cidade nova, em formação, de outros municípios já criados nos Estados de Pernambuco e Bahia.
Mas, apareceu ouro na nova terra. Os garimpos desmantelaram as frágeis estruturas colonizadoras ainda em fase de montagem. É notória a desorganização garimpeira. A malária ceifou vidas de forma avassaladora. Em 1981, a agrovila Esteio ficou reduzida a 16 famílias, e a 3 a de Xanxarê.
No entanto, novas levas de colonos foram chegando e a experiência foi ensinando a viver.
O município de Terra Nova do Norte foi criado em 13 de maio de1986, através da Lei Estadual nº 4.995, com território desmembrado do município de Colíder.



A Bandeira de Terra Nova do Norte














Escudo de TerraNova do Norte- MT



Alguns dos Fundadores do Bairro Vista Alegre












Primeira diretoria da Associação AMBAVA 1990
Presidente: Severino Vendrusculo
Vice -Presidente: Antonio M. Camargo
Secretario: Raul R. Pereira
Tesoureira: Sueli Silvestre
Conselho Fiscal: Joel augusto de Miranda , Gercino Campos,entre outros...

Terra Nova do Norte, bairro Vista Alegre fundado em 1989
pelo Sr. Severino Vendrusculo e moradores
Sede da Associação "AMBAVA" Associação de Moradores
do Bairro Vista Alegre. Em 1990 a então sedida para funcionar
AEscola Municipal Comunitaria Urbana Vista Alegre

Duas salas construidas em parceria com a
Prefeitura e Comunidade
Após varias reuniões com a diretoria da Associação de moradores e Prefeitura Municicipal de Terra Nova do Norte MT, não Obtendo sussesso realizou-se uma Assembleia Geral com a comunidade onde formou-se uma comissão organizada pra buscar junto a prefeitura uma escola para o Bairro Vista Alegre.
Em 1990 fundou-se a Escola Municipal Vista Alegre por meio de uma comissão organizada pela Associação Junto ao Prefeito Milton José Toniazzo e Secretaria Municipal de Educação Professora Terezinha Vanzin.
Comissão Organizada:
  • Vilson Oliveira Couto
  • Iloide Cachoeira
  • Maria da Luz Almeida
  • Antenor Godói
  • Ercilia dos Santos Vieira
  • Eucrides Bois

Iniciou-se o funcionamento da Escola com apenas duas turmas, pois a mesma não tinha local para a sede, foi então cedido o espaço físico do pavilhão comunitário, o qual servia para todos os tipos de Evento desde encontros reliogiosos, bailes, velórios, entre outros.

  • A associação Ambava sedeu o espaço fisico
  • A Prefeitura com os materiais ( tabuas, pregos, tinta, comprensado etc.)
  • A comunidade com a mão de obra ( quadro, bancos e mesas ) os quais teve a maior participação na parte de carpintaria o Sr. Antonio M. Camargo.

A escola Municipal Comunitaria de 1°au foi criada pelo decreto Municipal em 01 /03/1990 pelo então Prefeito Milton José Toniazzo.


Primeira Festa Junina da Escola em 1990


Desfile 7 de setembro 1990 "Descobrimento do Brasil"

Dia das Crianças 1990 "teatro Chapeuzinho Vermelho"

Em 1991
Com o desenvolvimento o numero de alunos aumentando a escola precisava ser construida foi então que a comunidade se reuniu pra lutar junto a camara de vereadores a construção da escola





1993
Escola Municipal Vista Alegre ganhou seu espaço próprio tendo inicio de sua construção pelo Prefeito Fernando de Barros com apenas quatro salas de alvenaria.
Em 1996 a escola teve sua primeira ampliação com mais duas salas,
2001 teve sua primeira reforma, 2005 foi aprovado projeto de Ampliação da Escola em mais três salas de aula e a construção o Ginásio de Esportes

























2008 a escola conta com ............a continuar.....































Em construção.........

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA


Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte – MT
Secretaria Municipal de Educação e Desporto
ESCOLA MUNICIPAL VISTA ALEGRE.

PROJETO ALUNOS AMIGOS DA ESCOLA

TERRA NOVA DO NORTE – MT.
ANO - 2007

I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

A Escola Municipal Vista Alegre possui 08 salas de aula, 01 sala para diretoria, secretaria e coordenação, uma pequena sala a qual serve de depósito para os livros didáticos, um almoxarifado. Quanto às condições econômicas a Escola é mantida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e promoções realizadas durante o ano letivo.
A Escola possui calendário próprio para realização dos eventos promovidos durante os bimestres e ainda participa dos eventos culturais junto à Comunidade e ao Departamento de Cultura do Município.
Quanto ao processo educativo a escola obteve os seguintes índices nos últimos três anos.
ANO 2004/2005/2006
Total / alunos 545 /532/607
Aprovados 428/373/445
Reprovados 39/81/73
Evadidos 14/20/29
Transferidos 64/58/60
II - REGIME DE FUNCIONAMENTO:
· Seriado
III – JUSTIFICATIVA:
A aprendizagem de todos os alunos é objetivo maior do projeto Amigos da Escola. É uma ação que deve consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecer as experiências culturais e sociais dos alunos,cooperadores e ajudá-los a vencer obstáculos em sua aprendizagem,favorecendo o sucesso na escola e na vida. Dessa forma o Projeto Amigos da Escola se restringirá a ajuda ao professor em sala de aula, recreio e nas atividades extra-classe, considerando as possibilidades de colaboração de cada aluno voluntário.
Como incentivo será realizado através dos alunos mais adiantados da escola, visto que esta é uma boa oportunidade para desenvolver a solidariedade e espírito de cooperação entre os próprios alunos e proporciona-lhes um aprendizado de cidadania. Toda ação de voluntariado na escola requer a orientação de integrantes da equipe escolar. No caso do Projeto Amigos da Escola, o apoio dos professores e da equipe pedagógica aos alunos voluntários é de grande importância, tendo em vista subsidiar, incentivar e formar com eles uma parceria afinada para que o trabalho desenvolvido em conjunto, tenha um impacto positivo na vida escolar dos alunos.
IV – OBJETIVOS :
I - Para o aluno(a) Amigo(a) da Escola:
· Incentivar os alunos, a ampliar seus conhecimentos, enriquecendo suas experiências culturais e sociais, ajudando-os a vencer, suas dificuldades e dar continuidade aos estudos.
· Fazê-los se sentir importantes na realização das tarefas e das responsabilidades.
· Desenvolver no aluno(a) o conceito de parceria e solidariedade.
II - Das Ações do Amigo (a) da Escola:
· Desenvolver atividades com os alunos mais adiantados, enquanto o professor atende individualmente ou em pequeno grupo aqueles alunos que estão com mais dificuldades.
· Auxiliar o professor no desenvolvimento das atividades de leitura e escrita em sala de aula.
· Realizar atividades, orientados pelo professor regente.
· Acompanhar o professor as idas à biblioteca pública, laboratório de informática , trabalhos de campo ou locais da comunidade para conhecer outros ambientes.
· Auxiliar diretamente na sala de aula e nas atividades extra-classe, a critério do professor.

V - METODOLOGIA:
Para que a ação pedagógica, envolvendo os alunos Amigo da Escola tenha sucesso requer que a equipe escolar faça um trabalho conjunto, cujo o objetivo primordial seja a aprendizagem de todos os alunos e alunas, conquistando sua autonomia,ajuda mútua e despertando-os para a aprendizagem por meio das seguintes metas:
· Elaboração de ações, destacando as atividades a serem realizadas pelo aluno colaborador.
· executar as ações diariamente, de acordo com os dados fornecidos e planejados pelo professor da sala de aula..
· Definir metas e ações alternativas que envolvam os interessados, alunos amigos da escola e alunos da classe em ação.
· Aplicar as ações e colaboração no horário diverso ao seu horário de estudo.
· Valorizar a capacidade que cada um tem de aprender a aprender, num trabalho de parceria.
· Reunir sempre que necessário, com a direção, coordenação e professores, para discutir, se está ou não havendo progresso nas ações desenvolvidas.

VI - CONTEÚDOS:
Serão trabalhados os conteúdos fornecidos pelo professor, uma vez que o aluno Amigo da Escola e um parceiro colaborador do professor e não um substituto. Os conteúdos serão ministrados pelo professor regente e reforçado pelo aluno(a) Amigo da Escola, no sentido de ajuda ao educando com mais dificuldade para vencer esses conteúdos como:
· Leitura e escrita.
· Produção de textos.
· Resolução de problemas e atividades de matemática.
· Atividades recreativas.
· Atividades extra-classe;

VII – CRONOGRAMA SEMNAL DE TRABALHO
( Deverá ser preenchido de acordo com as necessidades dos alunos e da escola, pelo diretor ou coordenador semanalmente)
Dia:
Aluno/Amigo da Escola
Série/Turma:
Série/Turma
Professor Regente
Horário:
2ª Feira
4ª Feira
6ª Feira
VIII - AVALIAÇÃO DO TRABALHO:
A avaliação se dará através de encontros programados a cada quinzena, ou quando se fizer necessário, para análise do rendimento e dos avanços obtidos pelo aluno(a) Amigo da Escola durante a aplicação de suas ações nas sala de aula, juntamente com o professor regente e relatório dos seus professores regulares, quanto ao seu desenvolvimento nos estudos, visto que não poderão ser afetados e sim detectar progresso de rendimento em todas as suas ações.
Valores a serem considerados para a avaliação:
* A freqüência dos alunos Amigo da Escola e o apoio dos pais para que seus filhos não faltem às aulas regulares;
* A realização de trabalhos extra-classe e atividades dadas para desenvolverem junto ao professor regente;
* O interesse e a disposição dos alunos Amigos da Escola para a realização das atividades propostas;
* Os avanços de aprendizagem dos grupos de alunos atendidos pelos alunos Amigos da Escola;
* As falhas detectadas e como saná-las;
* O que fazer para melhorar;

Farão parte dos grupos de avaliação:
· O professor regente da turma;
· O coordenador de 1ª a 4ª série e de 5ª a 8ª Séries.
· O diretor;
· Pais;
IX - Da Certificação:
· Será fornecido ao (a) aluno (a) Amigo da Escola,no final do ano, um certificado como título de incentivo,constando no verso os conteúdos e ações trabalhadas durante o ano letivo.
· O Certificado deverá constar a assinatura do diretor da escola e dos coordenadores, como também ser assinado pelo (a) Aluno Amigo da Escola.
· O Certificado poderá ser apresentado como referência na busca de emprego.
· O mesmo não terá validade, no sentido de promoção do ano escolar.

Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte – MT
Secretaria Municipal de Educação e Desporto
ESCOLA MUNICIPAL VISTA ALEGRE.


Diretora:Jocélia Mª Casali Dal Pupo

Terra Nova do Norte – MT/Maio de 2007.



Projeto Amigas da Escola
2007/2008

Objetivo: auxiliar as professoras

das séries iniciais









PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA LINGUA ESTRANGEIRA E EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS

I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
A Escola Municipal Vista Alegre possui 08 salas de aula, 01 sala para diretoria, secretaria e coordenação, uma pequena sala a qual serve de depósito para os livros didáticos, um almoxarifado. Quanto às condições econômicas a Escola é mantida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e promoções realizadas durante o ano letivo.
A Escola possui calendário próprio para realização dos eventos promovidos durante os bimestres e ainda participa dos eventos culturais junto à Comunidade e ao Departamento de Cultura do Município.

Quanto ao processo educativo a escola obteve os seguintes índices nos últimos três anos.

ANO 2005 Total / alunos 532 Aprovados 373
Reprovados 81 Evadidos 20 Transferidos 58

ANO 2006 Total/ alunos 607 Aprovados 445
Reprovados 73 Evadidos 29 Transferidos 60

II – REGIME DE FUNCIONAMENTO:

Seriado.

III – JUSTIFICATIVA:

Após algumas discussões e debates em reuniões e sala de professor sobre a aprendizagem dos alunos e como melhorar os índices de aprovação e aprendizagem, consequentemente diminuir a evasão escolar considerando, também que as aulas ministradas durante quatro horas com o mesmo professor torna-se cansativa para o aluno e sem atrativos que o façam interessar-se pelos estudos, pois sabemos que muitas das nossas crianças só vêem atração na merenda escolar, ainda contamos com as dificuldades encontradas pelos professores, no preparo das atividades e materiais para ministrar suas aulas visto que as horas atividade (05 horas) não é o suficiente para correção das atividades realizadas em sala de aula, bem como preparar aulas atrativas, pois seria necessário tempo - horas disponíveis a contento para sanar tais deficiências. Sendo assim a propostas da Escola Municipal Vista Alegre norteia na busca de soluções que possam vir de encontro com as necessidades do educando, uma vez que durante o horário que estarão sendo ministradas as aulas de Língua Estrangeira e Educação Física, por profissionais da área, o professor regente da sala de aula poderá estar preparando suas aulas, para torná-las mais agradáveis, atrativas, além de poder estar também com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Outro motivo para a apresentação deste projeto é que o mesmo virá de encontro com a familiarização do aluno com outros professores evitando o choque com a entrada na 5ª série do Ensino Fundamental, quando o aluno passa de um único professor, para vários, obedecendo a escala das disciplinas, sendo assim o aluno começa desde o 1º série a se identificar com a política organizacional da escola e consequentemente se adaptando as mudanças, melhorando também a disciplina nas 5ª séries, pois as mesmas são o terror
de todas as escolas, sendo reprovados por vários anos consecutivos. Assim por terem sido reprovados várias vezes, o aluno passa a ser promovido sem ter sanado suas dificuldades, carregando com ele o fracasso da série anterior.

Como educadores, sentimos que é necessário enfrentar a situação logo, não deixando as dificuldades se acumularem pois o aluno pode passar a ser visto como alguém incapaz de aprender, levando-o a repetência, ou ao abandono dos estudos. Sabemos que não basta retomar conteúdos e habilidades é necessário uma política diferenciada na realização de programas e projetos de atividades junto com ele até que o mesmo conquiste a sua autonomia.
Pensando nessa clientela diversificada, nós educadores sentimos a necessidade de montar um projeto no qual os professores deverão trabalhar com metodologias variadas que desperte o aluno para o aprendizado da Língua Estrangeira, Educação Física, sendo possível desenvolver um conjunto bastante amplo de atividades, desde ações de curta duração, às ações mais complexas, sem dificultar a aprendizagem de modo que essas ações possam inibir as falhas do comportamento, a frustração na aprendizagem, na comunicação, na reação emocional que podem decorrer da percepção de traços da outra língua que parecem artificiais e até ridículos, a incerteza na ativação de conhecimentos adequados do mundo, proporcionando ao aluno o prazer pelo vir e freqüentar a escola.
Tanto a Língua Estrangeira, quanto a Educação Física, são disciplinas que contemplam múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito da linguagem, do corpo e do movimento.
Entre eles, se consideram fundamentais as atividades culturais de movimento com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos, e emoções. E com possibilidades de promoção, recuperação da aprendizagem vinculada a manutenção da saúde, visto que a escola estará recebendo no ano de Dois Mil e Oito (2008), alunos portadores de deficiência física, é fundamental que sejam tomados alguns cuidados:
Como analisar o tipo de necessidade especial que esse aluno têm, pois existe diferentes tipos e graus de limitações, que requerem procedimentos específicos .
As aulas de Língua Estrangeira e Educação Física podem favorecer a construção de uma atitude digna de respeito próprio por parte do portador de deficiências e a convivência com ele pode possibilitar a construção de atitudes de solidariedade, de respeito, de aceitação, sem preconceitos.
Considerando a particularidade da população da Escola Municipal Vista Alegre” e a integração ao projeto ora apresentado evidenciam a preocupação em tornar nossos alunos competitivos, aptos para fazer fluir suas habilidades e competências, buscando uma compreensão que melhor contemple a complexidade na origem do comportamento e nas falhas de aprendizagem.
Sendo assim, para implantar essas disciplinas, nas séries inicias e as mesmas serem ministradas por professores que não seja o regente da sala de aula, faz-se necessário a presença de profissionais da área para atender a demanda destas duas disciplinas. O projeto contempla também a disponibilidade de mais tempo que o professor regente necessita para preparar suas aulas e trabalhar com os alunos que apresentam déficit de aprendizagem, como já foi explícito no primeiro parágrafo. Possibilitando fazer um trabalho de modo significativo, que venham a abordar a exploração do campo das habilidades e competências, a fim de melhorar os índices de aprovação, diminuir a evasão escolar, fomentando no aluno o gosto pelos estudos e o amor pela escola.

IV - OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em sua capacidade afetiva, física, cognitiva, ética estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com
perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

Integrar a Educação Física e Língua Estrangeira à proposta pedagógica da escola como componentes curriculares da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da clientela nesta unidade escolar.

Conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais ( qualitativas e quantitativas ).

Organizar automaticamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.

Ativar conhecimento prévio dos alunos em relação ao conhecimento de mundo: explorar o título, subtítulos, figuras gráficos e desenhos.

Ativar o pré-conhecimento do aluno em relação à organização textual: explorar itens lexicais (“era uma vez”), cabeçalhos (de cartas), a distribuição gráfica do texto (listagem de ingredientes) etc, reveladores da organização textual.

Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal e lingüística presentes no cotidiano.

Proporcionar ao professor regente de classe a possibilidade de reorganizar o tempo no preparo de suas aulas tornando-as mais criativas e atrativas.

V – METODOLOGIA.

Para que o processo educativo tenha sucesso é necessário valorizar os trabalhos dos docentes como produtores, articuladores, planejadores das práticas educativas e como medidores do conhecimento, destacando a importância de que os docentes possam atuar com a diversidade existente entre os alunos e com seus conhecimentos prévios, como fonte de aprendizagem dos conteúdos específicos.Assim para que a ação pedagógica, envolvendo as aulas de Língua Estrangeira e Educação Física alcance os objetivos propostos requer que a equipe pedagógica da escola faça um trabalho conjunto cujo objetivo primordial seja a aprendizagem do aluno de modo a propiciar o desenvolvimento de suas potencialidades e dentro do que se propõem é uma área do conhecimento que introduz e integra os alunos.
Para tanto tem como meta romper com o tratamento tradicional dos conteúdos que favorece os alunos que já tem aptidões, adotando dessa forma uma ação pedagógica que tem como princípio a inclusão.
A Língua Estrangeira tem como eixo a possibilidade de aumentar a percepção do aluno como ser humano e como cidadão. Por isso ela vai centrar-se no engajamento discursivo do aluno, ou seja, em suas capacidades, considerando os aspectos da história dos alunos, da comunidade e da cultura local como critérios para orientar a inclusão da Língua Estrangeira ( Inglês) e da Educação Física no Ensino Fundamental nas séries iniciais, apontando para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social e da afirmação de valores e princípios democráticos por meio das seguintes metas:

Inclusão no horário escolar de 01 hora aula semanal para Língua Estrangeira (Inglês) e 02 horas aulas semanal para Educação Física.

Fiscalizar a elaboração do Plano anual e relatórios, valorizando a ação pedagógica.

Planejar as aulas diariamente de acordo com os dados fornecidos nos PCNs.

Observar e incentivar a freqüência dos alunos nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês) e Educação Física.

Definir metas e ações que envolvam os educandos das séries iniciais.

Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Dar condições de trabalho para os professores de Língua Estrangeira (Inglês) e Educação Física, fornecendo apoio pedagógico e materiais necessários para o desenvolvimento das aulas.

Oportunizar ao docente titular da sala de aula a gestão do tempo para o preparo de suas aulas de modo que elas se tornem criativas e incentivadoras.

Desenvolver projetos que envolvam artes, esportes, cultura, saúde e outros.

Inserir as disciplinas de Língua Estrangeira (Inglês) e Educação Física na Matriz Curricular como parte integrante do Currículo da escola.

Regimentar todas as ações pedagógicas referentes as disciplinas de Língua Estrangeira (Inglês) e Educação Física.

VI – CONTEÚDOS.

Os conteúdos serão trabalhados de acordo com os PCNs, Regimento Escolar e o PPP da Escola, ainda serão registrados no Plano Anual e Planejamento Diário do professor.
A consciência da importância dos conteúdos é essencial para garantir o desenvolvimento amplo, harmônico e equilibrado dos alunos, tendo em vista a sua vinculação à função social da escola.
Os conteúdos são os meios utilizados para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir bens culturais, sociais e deles usufruir, caracterizando o papel central na realização das propostas da escola.
A seleção dos conteúdos será realizada pela equipe pedagógica, levando em conta sua relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento intelectual dos alunos.

VII – AVALIAÇÃO:

A avaliação é parte integrante e intrínseca ao processo educacional, indo muito além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno por meio de notas e conceitos.
A função da avaliação é alimentar, sustentar e orientar a ação pedagógica e não apenas constatar um acerto a nível do aluno
Assim a avaliação procederá da seguinte forma:
Avaliar os conceitos conceituais;
Avalia os conceitos procedimentais
Avaliar os conceitos atitudinais; indo além do que se manifesta, até a identificação das causas.
Nessa perspectiva, as decisões a serem tomadas através dos conteúdos, métodos e objetivos necessitam de informações que vem da avaliação, que deve ser, um processo interativo e negociável, essencial, tanto para o processo ensino aprendizagem quanto para balizar o desenvolvimento de programas e currículos.
Por tanto a avaliação deverá ser:
Contínua e sistemática, oferecendo uma interpretação qualitativa do conhecimento construído.

Séries envolvidas:
1ª Série, 2ª Série, 3ª Série, 4ªSérie

Língua Estrangeira
Educação Física
Duração do Turno: 04 horas
Nº de Dias Letivos Semanais: 05
Nº de Dias Letivos Anuais: 200
Duração da Hora / Aula: 56 minutos
Carga Horária Semanal: 20 horas
Carga Horária Anual: 800 horas.

Obs: A disciplina de Ensino Religioso, conforme Resolução 129 / 93, do CEE, está integrada em Língua Portuguesa.
Os Temas Transversais serão desenvolvidos com tema gerador em todas as disciplinas.

XIX – CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Este projeto de implantação da Língua Estrangeira (Inglês) e Educação Física, da Escola Municipal “Vista Alegre” é uma proposta curricular voltada para cidadania, no qual a preocupação dos educadores desta Unidade Escolar é melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, visando a tingir os índices do SAEB e a melhorar a disciplina, em sala de aula, preparando os alunos para a 5ª série. Ainda , superar preconceitos e discriminações, inibir a evasão escolar e contribui na construção da democracia, promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, solidariedade, explorar a arte do diálogo no cotidiano, transformando e enriquecendo o saber de cada educando,como também articular os objetivos do Ensino Fundamental, elencados aos objetivos da proposta do projeto, visando orientar todo o trabalho pedagógico de forma a organizar e a possibilitar a garantia das ações de promoção e recuperação da aprendizagem, ofertando uma educação com base nos valores éticos, educadores compromissados com o prosseguimento da escolaridade dos alunos, sair do comodismo onde os alunos aprendem fazendo, para a ação pedagógica, do fazer para aprender.


Educação Física nas Séries Iniciais























Aulas de Inglês nas séries iniciais

PROJETO Sala de Leitura
Cantinho projetado com mais conforto
para a hora da leitura, funciona com
um cronograma para cada turma
para que assim todos tenham acesso.

INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade que requer a todo o momento que sejamos bons leitores, por isso a leitura não deve ser uma mera decodificação gráfica, esse processo mecânico de identificar letras e transformá-las em sons, mas sim a busca de significações, estas marcadas pelo processo de produção de leitura. A leitura deve ser vista como o momento crítico de construção do texto. É um ir e um vir um retorno, um avançar. Deve haver o diálogo entre leitor e autor. Nesse diálogo o leitor também colocá-se como sujeito que tem sua visão de mundo e de realidade é uma troca de conhecimento, sensações e sentimentos.

JUSTIFICATIVA
Sabemos que a leitura é de fundamental importância para a formação do cidadão dentro da sociedade informatizada do nosso dia-a- dia a qual exige de cada um de nós muito conhecimento para que não sejamos facilmente manipulados. Por isso vimos à necessidade de estar trabalhando com nossos alunos os diversos tipos de leituras verbais e não verbais existentes em nossa sociedade tais como: gibi, manchetes de jornais, desenhos, propagandas, rótulos, bulas, receitas, placas de sinais de trânsito, gestos, pinturas, fabulas, lendas poesias, histórias em quadrinhos, contos, revistas, noticias, poemas, divulgação científica, canção, e outros. E que os mesmos ao lerem não somente decodifiquem letras, mas que conseguem vivenciar o enredo se interiorizem e se comuniquem com o autor.

OBJETIVOS
*Reconhecer a importância da leitura;
*Conhecer os diversos tipos de gêneros textuais;
*Ler e interpretar;
*Identificar o tema dos textos;
*Localizar uma informação explicita em um texto;
*Articular informações textuais e conhecimentos prévios;
*Identificar informações contidas no texto, distinguindo idéias principais de secundárias;
*Participar de debates expressando opiniões e ouvindo outras idéias;
*Produzir notícias relacionadas ao cotidiano escolar ou familiar;
*Produzir diferentes tipos de gêneros textuais;
*Identificar a finalidade de um texto de acordo com seu gênero textual;

METODOLOGIA
Após fazer um diálogo sobre a importância da leitura, levar os diferentes tipos de gêneros textuais para os alunos lerem e após várias leituras os mesmos produzirem diferentes tipos de gêneros textuais. Esse projeto será desenvolvido em vários momentos, em sala de aula, no laboratório de informática, biblioteca havendo necessidade será realizado trabalho de campo.

CRONOGRAMA
DIA HORÁRIO RECURSOS ATIVIDADES
DIDÁTICOS
20/09 13:00 às15:00 fábulas,lendas, poemas leituras
27/09 13:00 às 15:00 receitas, contos produção
04/10 13:00 às 15:00 DVD assistir
05/10 13:00 às15:00 dialogo produção
18/10 13:00 às 15:00 imagens leitura
20/10 13:00 às 15:00 símbolos produção
25/10 13:00 às 15:00 jornais leitura
27/10 13:00 às 15:00 jornais produção
30/10 13:00 às 15:00 revistas leituras
01:11 13:00 às 15:00 propaganda produção




Escola Municipal Vista Alegre- Terra Nova do Norte - MT 2007


























Coordenadora Pedagógica: Ivani Martins Mota Mentora do Projeto "Fora Dengue" 2008















Palestra no Ginásio de Esportes
Vista Alegre "Fora Dengue"















Teatro apresentado por alunas
da Escola Vista Alegre








Trabalho de campo com alunos
e agentes de Saúde "combate ao
Mosquito da Dengue"


Trabalho desenvolvido pela Profª Rosemeire

INTRODUÇÃO

A Dengue é uma doença de difícil diagnóstico, pois seus sintomas iniciais são comuns a outras patologia, é importante que a população obtenha informações sobre suas características.
Estatísticas apresentada pelo Ministério da Saúde têm mostrado um aumento de numero de casos de Dengue.No Brasil. Estes índices estão tornando-se alarmantes e Terra Nova do Norte participa desta realidade.
Tendo em vista os altos índices da doença e a falta de cuidados para que o mosquito se prolifere, esse projeto consiste em explicações sobre a doença e principalmente medidas preventivas para evitar a doença, bem como conscientização da população a respeito dos riscos da doença e cabe a cada um cuidar de os quintais, evitando assim a proliferação do mosquito. Diante da possibilidade de interação com a população a fim de sedimentar a importância da prevenção da doença.

OBJETIVOS GERAIS

-Desenvolver um movimento de conscientização e ação preventiva, sobre a Dengue;]
-Identificar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti na comunidade;
- Conscientizar os moradores, principalmente os que moram em casas próximas da unidade escolar, sobre a necessidade da limpeza dos quintais.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

-Conhecer as formas de transmissão da doença;
-Identificar as formas de prevenção;
Despertar nos alunos atitudes de responsabilidade em relação à saúde coletiva da família e da –Conhecer os sintomas da doença e os cuidados básicos.

JUSTIFICATIVA

Este projeto destina-se ao trabalho de orientação dos educandos ,quanto compromisso e a obrigação, de cada indivíduo manter as ruas e os quintais limpos e a conscientização do combate ao mosquito causador desta doença, a Dengue, em alguns estados a cada dia, está matando muitas pessoas.
Cabe a cada cidadão fazer o seu trabalho para que a Dengue seja erradicada.
Enquanto educadoras, com esse trabalho pretendemos conscientizando os nossos alunos da realidade, a maneira correta de como cuidar de seus quintais, água parada, lixo, etc., e estabelecerem os pais em suas casas, a não jogarem o0 lixo na rua ou em outros ambientes expostos a chuva, ou seja a cuidarem do ambiente em que vive.

DESENVOLVIMENTO

-Palestras com Agentes de Saúde;
-Pesquisa para levantamento de indicadores que podem causar doenças como larvas do mosquito da Dengue;
-Observação das larvas do mosquito da Dengue no microscópio;
Textos informativos sobre a doença, transmissão e sintomas;
-Painéis, cartazes, frases e parodias;
-Produção de textos sobre a dengue;
-Cruzadinha da dengue;
-História sobre a dengue.

RECURSOS UTILIZADOS:

-Desenhos;
-Vídeos;
-Revistas;
-Jornais;
-Cartazes;
-Microscópio;
-Textos informativos;
-Leitura em livros paradidáticos, cartilhas e panfletos informativos do Ministério da Cultura;

AVALIAÇÃO

A avaliação dar-se-á pela participação e interesse do educando, nos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, palestras e outros durante o desenvolvimento do projeto, que acontecerá nos meses de março e abril.

















Mural dos alunos da Escola Vista Alegre
"Fora Dengue"


Concurso para a escolha da Bandeira da Escola Municipal Vista Alegre "2007"


BANDEIRA DA ESCOLA MUNICIPAL VISTA ALEGRE
A Bandeira da Escola Municipal Vista Alegre foi criada através de concurso realizado na Semana da Pátria de 1 a 7 de Setembro do ano de 2007, Projeto do Professor de Educação Física “Marcos Roberto Garcia” com os alunos de 5ª a 8ª e EJA – Educação de Jovens e Adultos. Foram apresentados vários desenhos de bandeiras e levadas para votação entre os professores que escolheram as 05 (cinco) melhores.
Após foi realizada uma nova votação onde participaram todos os alunos da Escola, professores e funcionários. As bandeiras foram expostas em mural para apreciação do corpo docente e discente da escola nos dias 1,2 e 3 de Setembro de 2007e no dia 04 de Setembro do mesmo ano foi realizada a votação final, através de eleição por meio do voto secreto.
Às 16:00 do mesmo dia foi aberta a urna e foi constatado a escolha por 75% dos votantes e a vitorioso foi a Bandeira desenhada pela aluna SEBASTIANA JOSÉ DE LIMA da 3ª fase do 2º Seguimento da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A Bandeira escolhida possui seis cores : amarelo ouro, amarelo canário,verde,branco e preto, o mapa do Brasil no centro contornado em linhas pretas com um pequeno círculo preto no ponto cardeal Norte representando o município de Terra Nova do Norte, a estrela, ao lado do ponto que indica o município representa Escola Municipal Vista Alegre, com a data da sua criação em 01/03/1990 inscrita no centro da estrela em campo amarelo claro canário.
A referida Bandeira está anexada a cima deste texto, com sua respectivas medidas, 1,60 m de comprimento por 1,15 m de largura, a mesma será confeccionada em tecido, devidamente oficializada e registrada como um dos símbolos principais da Escola. A Bandeira da Escola Vista Alegre deverá estar sempre presente nos eventos bem como hasteada após o Pavilhão Municipal de Terra Nova do Norte, um palmo a baixo desta, em todas as comemorações cívicas internas e externas realizadas por esta entidade.
SIGNIFICADO DE SUAS CORES:
· Amarelo ouro: Lembra o ouro extraído no solo terranovense durante a manifestação da 2ª cultura representada pelo Garimpo.
· Amarelo canário: Lembra as aves que sobrevoam o espaço aéreo de Terra Nova do Norte.
· Azul: Lembra as águas que correm no leito de nossos rios.
· Branco: Representa a paz que reina entre os habitantes de Terra Nova do Norte.
· Preto: Lembra o luto, pelos imigrantes desbravadores mortos pela malária ou em defesa do solo terranovense.
· Verde: Lembra o restante de mata preservada da Floresta Amazônica.
· Mapa do Brasil: Lembra o nosso País. No qual está inserido o município de Terra Nova do Norte, onde está localizada a Escola Municipal Vista Alegre.
· Estrela: a nossa Escola com a data da sua criação, 01/03/1990.
O referido documento é verdade e dou fé.
Diretora; jocelia Mª Casali Dal Pupo
Coordenadora de V a VIII; Mª Aparecida Ferreira Buss
Coordenadoras de I a IV série; Mª Giselia F de Sena e Maria Inêz da SilvaSecretária Vivian Elizabethe Bianchet Funcionários e membros do CDCE ; Ari Ablberto Sachet; ProfªGilma entre outros
Terra Nova do Norte, 07 de Setembro de 2007

ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA

















Jardim feito pelas Zeladoras Terezinha Boeing e Neuza Malaquias projeto do curso que elas fizeram.
Vista frontal da Escola
Vista Alegre e do Ginasio poliesportivo da mesma

Decoração das salas










Fotos 2008

Ginásio de Esporte



Coordenadora Ivani Martins

cuidando do jardim











Entrada da Escola







preparando-se para
hora cívica



Em construção.......

COLABORADORES NO DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA


Fundadores da Associação de Moradores (AMBAVA)


Em construção.......

EVENTOS E PROMOÇÕES DA ESCOLA







Desfile 07 de Setembro 2008

DESFILE – 2008
07 DE SETEMBRO










FANFARRA E BANDA MUNICIPAL DE
Terra Nova do Norte - MT
















Idealizadoras do Tema:
Diretora: Jocelia Mª Cazali DalPupo



Coordenadoras: Maria Gisélia e Maria Apª Ferreira Buss

Tema "SIMBOLOS PÁTRIOS"










Turma do EJA com a apresentação e
montagem da "BANDEIRA DO BRASIL" enfrente o palanque.
Professores Organizadores:
(Vanderley, Eder e Maria da Luz)












1º Ano com "as cores da bandeira"




Professora: Lisangela Dalmololin


FESTA JUNINA 2008


































































O reinado caipira sô......
Coroação do Rei Iari Sena e a Rainha Natalia


































Prof: Mª da Luz e a Secretária da Escola Vivian Bianchet Marcando a "Quadría da Fugueira" com os alunos do EJA e da série





































O Prefeito Sr, Manoel Rodrigues de Freitas Neto e o Secretario Municipal Sr, Valter Khun e demais autoridades Municipais prestigiando a comemoração e hora cívica em homenagem ao Aniversário de Terra Nova do Norte, no dia 13 de maio de 2008









Diretora, coordenadora, professores e alunos da Escola Municipal Vista Alegre prestigiando a apresentação da Fanfarra Municipal.






Em construção..........